+55 48 3228-5810
Cruz e Sousa, 164, Centro
Florianópolis-SC
88020-710
Para os apaixonados por cinema, preparamos uma lista de 7 filmes que todo o advogado deveria assistir.
Clique abaixo e confira!
12 de Janeiro de 2017
Compartilhe

Para quem está de férias e quer colocar os filmes em dia, a OSF preparou uma lista de sete filmes que todo o advogado deveria ver. São filmes que tem como tema advogados e/ou o sistema judicial, e podem ser apreciados não apenas pela sua qualidade cinematográfica quando pelo seu olhar sobre os desafios da profissão.

12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men)
Ano: 1957 (95 min)
Diretor: Sidney Lumet
Com: Henry Fonda, Martin Balsam, John Fiedler.

Um dos maiores clássicos dos anos 50, 12 Homens e uma Sentença conta a história do julgamento de um jovem porto-riquenho acusado de assassinar o próprio pai. Quando 12 jurados são reunidos para discutir o caso e definir a sentença 11 deles o julgam culpado para poderem ir embora, mas um dos homens vota contra para obrigar os outros a investigar os fatos e descobrir a verdade.

 

O Veredicto (The Verdict)

Ano: 1983 (129 min)

Diretor: Sidney Lumet

Com: Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden.

 

Paul Newman vive um advogado em decadência que vê a chance de se recuperar profissionalmente quando passa a defender uma vítima de erro médico. Para provar para ele mesmo que ele ainda é um advogado capaz, Frank Galvin se recusa a fazer acordos para evitar o julgamento e enfrenta um grupo farmacêutico defendido por um famoso advogado.          

 

Questão de Honra (A Few Good Men)

Ano: 1992 (138 min)

Diretor: Rob Reiner

Com: Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore.

 

Ambientado no hostil tribunal militar norte americano, Questão de Honra aborda uma questão tabu no exército: as punições extra-oficiais. Quando um soldado morre em uma base militar o caso vai parar nas mãos do jovem advogado Daniel Kaffee (Cruise). Quando começam a surgir evidências de que a morte foi um assassinato ele evita fazer acordos para que possa desobrir o que realmente aconteceu.  

 

Filadélfia (Philadelphia)

Ano: 1993 (125 min)

Diretor: Jonathan Demme

Com: Tom Hanks, Denzel Washington, Roberta Maxwell.

 

Quando o próspero advogado homossexual Andrew Beckett (Tom Hanks) é demitido de seu escritório de advocacia por descobrirem ser portador do vírus da Aids, ele decide ir a justiça. Beckett contrata Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro e homofóbico que é obrigado a enfrentar os próprios preconceitos para defender o cliente.

 

O Advogado do Diabo (The Devil’s Advocate)

Ano: 1997 (143 min)

Diretor: Taylor Hackford

Com: Keanu Reeves, Al Pacino, Charlize Theron.

 

O jovem advogado, Kevin Lomax (Keanu Reeves), que nunca perdeu uma causa e é contratado por John Milton (Al Pacino) dono do maior e mais bem sucedido escritório de advocacia de Nova York. Apresentado ao luxuoso ambiente dos grandes escritórios por Milton, Lomax fica deslumbrado e não dá atenção aos sinais de perigo que aparecem pelo caminho. “O filme mostra que se o advogado não tiver o pé no chão, muitas coisas ruins podem acontecer”, diz o advogado Rafael de Carvalho Passaro, do Stocche Forbes Advogados, referindo-se ao mundo dos grandes escritórios de advocacia.         

 

Julgamento em Nuremberg (Judgment at Nuremberg)

Ano: 1961 (186 min)

Diretor: Stanley Kramer

Com: Spencer Tracy, Burt Lancaster, Marlene Dietrich.

 

Um juiz aposentado americano, tem a difícil tarefa de presidir o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. Conforme surgem no tribunal novas provas de esterilização e assassinato, a pressão política aumenta com a sombra da Guerra Fria.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich)
Ano: 2000 (131 min)
Diretor: Steven Sodebergh
Com: Julia Roberts, Albert Finney, David Brisbin..

Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que, em busca de um emprego, acaba trabalhando de assistente em um escritório de advocacia. Quando ela descobre que a água de uma cidade está sendo contaminada por uma grande corporação de gás e energia elétrica e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. Ela arduamente consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

 

Bom filme!

OAB/SC 1157/2006
Rua Cruz e Sousa, 164, Centro
Florianópolis-SC, CEP 88020-710

Fone: +55 48 3228-5810
Fax: +55 48 3228-5811